terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

" Chegou! A turma do funil ... " Tempos bons, mas esquecidos !




Este carnaval eu não vi nem a cor dele. Fiquei em casa e dei um pulo na praia, que ainda por cima choveu!
Aproveitei então para analisar o que fizeram com o carnaval...  Estão enterrando o verdadeiro carnaval, uma festa pagã popular, onde as famílias saiam às ruas para brincar, descontrair de uma vida toda “certinha” no correr do ano.
Cadê os mascarados? Lembro-me muito bem... Pegava-se uma fronha velha da mãe, rasgava dois buracos para os olhos, dois furinhos na altura do nariz, e outro rasgo para boca, ah não esquecendo as orelhas, pegavam-se as pontas da fronha e amarrava, formando as orelhas. Quem era mais prendada pintava as fronhas. Eram os tais mascarados, detalhe se um mascarado meche-se contigo, podia saber que era conhecido brincando, e aí ficávamos a noite toda tentando imaginar quem era... Pois, desconhecido não se atrevia. Tinha as pistolas de agua, estou dizendo agua e não mijo. Confetes, serpentinas... Respeitava-se o limite de cada um. Os mais abastados brincavam nos salões e até rolava uma droga, Lança-perfume, que fazia o vivente viajar na maionese, mas algo bem leve. As musicas?  Musicas de carnaval, sambam, marchinhas, musica que se dançava em volta do salão sem cansar, terminava na rua junto com o sol.
Hoje em dia carnaval é ganhar dinheiro, pois o que apresentam na avenida é tudo para Gringo ver... Nos salões os ritmos mudaram, tem de tudo menos musicas de carnaval...
A juventude é maior, tomou conta? Sim. Mas e os velhos e as pessoas que gostam desta nostalgia ficam chupando dedo? Podem reparar nas festas de casamento, aniversários de 15 anos rola as musicas atuais, beleza,  o pessoal atualizado dança, mas na hora que o tal DJ coloca umas musicas mais antigas a turma do funil entra na dança e abafam, viu!! Musicas dos anos 80, 70, 60 é uma festa aparte!
Por que os clubes não promovem pelo menos uma noite de Baile De Carnaval à moda antiga? Olha, te garanto que enche, eu mesmo, não me importo de pagar um pouco mais, para dar uma selecionada, mas saber que poderei me divertir a noite toda...
Reparem, mas reparem mesmo... No carnaval as musicas são outras nas Festas Juninas as musicas  também já estão em outro ritmo. Por que deixamos isso acontecer? Por que nos deixamos levar por um modismo eliminador das coisas boas de antigamente?  Tem umas que nem são tão antigas assim!
Mango nas paletas!

Nenhum comentário: